Saiba tudo sobre a Lacraia Japonesa (mukade,ムカデ)

Conheça hoje o Mukade, a Lacraia japonesa. Saiba tudo sobre esse bichinho nesse post! 

Olá, leitor no post de hoje vou falar um pouco sobre esse animal que na minha opinião ocupa um rank bem alto na lista de mais desagradáveis no verão japonês, a “lacraia”. 

Bem, a idéia desse post surgiu devido a visita inusitada de uma delas lá no meu trabalho na noite passada. 

Então dei uma pesquisada e resolvi trazer para vocês algumas informações sobre este bichinho asqueroso, vamos lá? 

Definição

As Lacraias (mukade,ムカデ) são animais do gênero “Scolopendra” e as mais comuns aqui no Japão são as da espécie “Subispinipes” em sua fase adulta costumam medir em média 10cm mas não é muito difícil achar exemplares maiores podendo atingir até 30cm. 

Elas possuem uma coloração escura em seu corpo com as pernas vermelhas ou amarelas. 

A lacraia no folclore japonês

Sim, isso mesmo, ela está no folclore japonês também. Na mitologia japonesa os Yokai são seres sobrenaturais e a nossa lacraia em específico é um Yokai de nome “Omukade”, um ser imenso que embora se alimente de humanos, possui uma fraqueza com relação a saliva humana. Na mitologia ela costuma se alimentar também de serpentes gigantes e até mesmo de dragões. 

Segundo a lenda de Hidewara Hidesato, quando caminhava sobre uma ponte no lago Biwa se deparou com uma serpente gigante que pediu a ele para se vingar da morte de seus filhos e netos  

Então Hidewara efetuou dois disparos contra o Omukade usando seu arco, mas sendo somente o terceiro disparo letal pois tinha usado sua saliva para envenenar a ponta da flecha. (Tá, não faz muito sentido né.  Mas acho que o nosso Saci Pererê ou o Boto também devem ser bem estranhos para a japonesada). 

Pois bem, isso foi o que consegui encontrar. 

Imagem de Hidewara conversando com aa serpete.

Habitat Natural

As lacraias (ムカデ) são encontradas em várias partes do mundo, com exceção das regiões polares pois preferem climas mais quentes, embora sobrevivam a temperaturas de até 10°, não são facilmente encontradas nessa situação, pois entram em estado de hibernação.  

Outra condição bem favorável para o bichinho é a humidade, por conta disso são mais comuns em locais perto de rios e no nosso caso aqui no Japão das plantações de arroz, pois em época de cultivo costumam estar cheias d’água, ou até mesmo fora dessa época costumam manter um ambiente bem úmido, extremamente favorável para o conforto da nossa simpática amiguinha. 

São animais de hábitos noturnos, (por conta disso temos a visita frequente delas no lugar onde trabalho pois faço turnos alternados e na semana passada eu estava no turno da noite), durante o dia elas ficam em suas tocas, geralmente orifícios que elas mesmo cavam com vários centímetros de profundidade. 

Na natureza são comumente encontradas em cavernas, sob cascas de arvores e embaixo de pedras em regiões quentes, escuras e úmidas.  

Em ambientes urbanos elas gostam de se esconder atrás de cortinas, dentro de sapatos e em gavetas de roupas. Logo quanto mais claros, arejados e secos você conseguir manter esses lugares, menor será a incidência.  

Hábitos alimentares

Ela é um animal carnívoro e costuma se alimentar de praticamente tudo o que ela conseguir abater, desde insetos pequenos até animais que se comparados ao seu tamanho são considerados grandes, durante a minha pesquisa para esse post encontrei alguns vídeos na Internet de pessoas que criam as lacraias como pet que chegavam a dar pequenos roedores para ela se alimentar. 

O veneno

O veneno da lacraia é muito pouco tóxico para o ser humano, embora vá te causar uma dor extremamente incômoda (falo por experiência) não chega a ser perigoso. 

O local da picada deve ficar bem inchado, e é comum ser relatado sintomas de extrema dor, febre, calafrios e tremores. 

É claro, em caso de acidente com o animal procure logo um hospital. 

Para ser mais técnico, o veneno da lacraia contém compostos como a serotonina, a fosfolipase hemolítica, uma proteína cardiotóxica e uma citolisina. Mas a manos que você tenha o tamanho de um ramster,  não precisa se preocupar muito, provavelmente não será letal. 

Bem, este foi um breve resumo sobre um apanhado de informações que eu consegui na Internet. 

O verão japonês nos presenteia com uma série de insetos e animais bem interessantes, mas a dona lacraia realmente está em um lugar bem alto na minha lista de bichos asquerosos, então resolvi fazer um post somente sobre ela.  

Espero que você tenha gostado da leitura tão quanto eu gostei de produzir e pesquisar por este conteúdo.  

Até a próxima! 

Deixe um comentário